Entrevista de Slavoj Žižek no Roda Viva

Professor da Universidade de Lubliana, na Eslovênia, Diretor Internacional do Instituto de Humanidades da Universidade de Londres, Slavoj Žižek é um dos principais teóricos contemporâneos. Navega pelos mais variados cenários intelectuais. Da teoria social para a crítica da cultura, da teoria do cinema para o marxismo, a psicanálise, a política. Nome presente no debate sobre a desintegração dos estados socialistas e sobre o papel da esquerda no mundo atual, Žižek também aborda os dilemas que a globalização e a crise financeira colocam às pessoas e que tanto economistas quanto psicanalistas tentam decifrar. Provocativo, polêmico, Slavoj Žižek constrói um olhar e um pensamento diferente que o destaca na crítica da cultura contemporânia e na análise dos desafios políticos do mundo.

Entrevistadores: Maria Rita Khel, psicanalista e escritora; Laura Greenhalgh, editora executiva dos cadernos Aliás e Cultura do jornal O Estado de S. Paulo; Emir Sader, sociólogo e Vladimir Safatle, professor do departamento de filosofia e do instituto de psicologia da Universidade de São Paulo.

No Google video: http://video.google.com/videoplay?docid=8610224796251814184

Ou para baixar: http://filosofiacomcafe.blogspot.com/2009/02/roda-viva-slavoj-zizek.html

Fonte e postagem original por Mateuz (Karl Marx - Brasil) em: http://karlmarxbrasil.forumeiros.com/video-f5/entrevista-do-zizek-no-roda-viva-t530.htm

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2009 | Opinião Crítica e Antifascista | Por Templates para Você